quinta-feira, 21 de maio de 2009

Globalização

Globalização é o processo de mudanças econômicas e políticas que vêm ocorrendo nas últimas décadas. Fenômeno de integração econômico, social e cultural, que busca o barateamento dos custos de produção e transporte de bens.
O processo de globalização é abrangente e veloz, mudou profundamente as estruturas sociais do século XX e certamente continuará transformando o século XXI, pois este fenômeno está extremamente ligado às revoluções tecnológicas e as telecomunicações.
A internet é um instrumento facilitador do processo de globalização, pois intensificou e facilitou os fluxos informativos e financeiros no mundo.
A globalização na sua face atual “é um processo de aceleração capitalista, num ritmo jamais visto” Nascimento Neto, 1996 p82. que tem o mundo inteiro como cenário.
Com a globalização veio o Neoliberalismo que é um programa político-ideológico-econômico que busca superar a crise do capitalismo. O neoliberalismo busca ampliar a movimentação financeira, sendo em capital volátil ou especulativo... Este fenômeno também prega a diminuição do Estado em beneficio as grandes multinacionais.
Estes dois processos em sua raiz surgiram para levar a sociedade a extinguir “Estado de Bem-Estar Social” que buscava diminuir a carga horária trabalhada, ampliando as horas de lazer dos cidadãos entre outras conquistas dos trabalhadores (No Brasil é a chamada flexibilização da CLT).
Kant, o filosofo alemão escreveu que uma nova ordem mundial iria surgir. A única dúvida era se ela nasceria da unanimidade ou da experiência do sofrimento.




Hino Nacional Globalizado

Num posto da Ypiranga, às margens plácidas,
De um Volvo heróico Brahma retumbante
Skol da liberdade em Rider fulgido
Brilhou no Shell da Pátria nesse instante
Se o Knorr dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço Ford
Em teu Seiko, ó liberdade
Desafio nosso peito à Microsoft.
O Parmalat, Mastercard, Sharp, Sharp
Amil um sonho intenso, um rádio Philips
De amor e de Lufthansa a terra desce
Intel formoso céu risonho Olympicus
A imagem do Bradesco resplandece.
Nokia pela própria natureza
És belo Escort impávido colosso
E o teu futuro espelha essa Grendene.
Cerpa gelada !
Entre outras mil é Suvinil, Compaq amada
Do Philco deste Sollo és mãe Doril
Coca Cola, Bombril!!!



FONTE: BLOG TAPIBAQUIGRAFO



Nenhum comentário: