PEDAGOGIA:
É a relação teoria-pratica na ação educativa, onde se cria, se inventa e se renova.
Na pedagogia, é necessário teorizar a prática e praxizar a teoria, pois através dessa troca é que se permite a produção pedagógica.
A pedagogia estabelece uma ordem de influencias em nossa época. Ela, também, deve afrontar e integrar o fracasso, pois ele é uma realidade dinâmica.
PEDAGOGO:
O pedagogo é quem faz valer a união da teoria e da prática, pois se fazer valer apenas um, torna-se um ativismo (pratica sem teoria) ou um verbalismo (teoria sem prática). O que o pedagogo deve procurar estabelecer é uma teoria repensada que leve a prática, levando, ainda que este deve star inserido na sociedade, estabelecendo influências pedagógicas.
“O pedagogo é um ser histórico situado em sua época, portador de sua época e de suas questões” (Jean Houssaye)
CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DA SITUAÇÃO PEDAGÓGICA:
Ação:
A Ação nos remete a prática, mas não deixa para trás a teoria, pois a ação provém do “dizer” e do “fazer”. Também testemunha o enraizamento, as rupturas e a mediocridade, pois estas se encontram na experiência cotidiana.
Enraizamento:
O enraizamento é o que mostra as origens, as influências, às tendências, de cada ser. Cada um é movido pelo desejo de agir e não se desvincula de suas raízes.
Rupturas:
E dada quando alguém rompe com imposições e se volta para o que deseja, recusa-se a se submeter a vontades políticas, ensino autoritário e luta contra a miséria as guerras, os campos de concentração a religião e o moralismo, tudo em nome das suas convicções.
Mediocridade:
Está ligado ao fracasso.
É humano, e se passa com qualquer pessoa. Essa experiência foi vivida por vários educadores, mas o ato pedagógico deve enfrentar e integrar o fracasso.
Para o pedagogo o fracasso leva-o a pensar, analisar e fazer mudanças.
É a relação teoria-pratica na ação educativa, onde se cria, se inventa e se renova.
Na pedagogia, é necessário teorizar a prática e praxizar a teoria, pois através dessa troca é que se permite a produção pedagógica.
A pedagogia estabelece uma ordem de influencias em nossa época. Ela, também, deve afrontar e integrar o fracasso, pois ele é uma realidade dinâmica.
PEDAGOGO:
O pedagogo é quem faz valer a união da teoria e da prática, pois se fazer valer apenas um, torna-se um ativismo (pratica sem teoria) ou um verbalismo (teoria sem prática). O que o pedagogo deve procurar estabelecer é uma teoria repensada que leve a prática, levando, ainda que este deve star inserido na sociedade, estabelecendo influências pedagógicas.
“O pedagogo é um ser histórico situado em sua época, portador de sua época e de suas questões” (Jean Houssaye)
CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DA SITUAÇÃO PEDAGÓGICA:
Ação:
A Ação nos remete a prática, mas não deixa para trás a teoria, pois a ação provém do “dizer” e do “fazer”. Também testemunha o enraizamento, as rupturas e a mediocridade, pois estas se encontram na experiência cotidiana.
Enraizamento:
O enraizamento é o que mostra as origens, as influências, às tendências, de cada ser. Cada um é movido pelo desejo de agir e não se desvincula de suas raízes.
Rupturas:
E dada quando alguém rompe com imposições e se volta para o que deseja, recusa-se a se submeter a vontades políticas, ensino autoritário e luta contra a miséria as guerras, os campos de concentração a religião e o moralismo, tudo em nome das suas convicções.
Mediocridade:
Está ligado ao fracasso.
É humano, e se passa com qualquer pessoa. Essa experiência foi vivida por vários educadores, mas o ato pedagógico deve enfrentar e integrar o fracasso.
Para o pedagogo o fracasso leva-o a pensar, analisar e fazer mudanças.
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