segunda-feira, 14 de maio de 2012

Conceitos de Pedagogia

PEDAGOGIA:



É a relação teoria-pratica na ação educativa, onde se cria, se inventa e se renova.

Na pedagogia, é necessário teorizar a prática e praxizar a teoria, pois através dessa troca é que se permite a produção pedagógica.

A pedagogia estabelece uma ordem de influencias em nossa época. Ela, também, deve afrontar e integrar o fracasso, pois ele é uma realidade dinâmica.


PEDAGOGO:

O pedagogo é quem faz valer a união da teoria e da prática, pois se fazer valer apenas um, torna-se um ativismo (pratica sem teoria) ou um verbalismo (teoria sem prática). O que o pedagogo deve procurar estabelecer é uma teoria repensada que leve a prática, levando, ainda que este deve star inserido na sociedade, estabelecendo influências pedagógicas.

“O pedagogo é um ser histórico situado em sua época, portador de sua época e de suas questões” (Jean Houssaye)


CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DA SITUAÇÃO PEDAGÓGICA:


 Ação:

A Ação nos remete a prática, mas não deixa para trás a teoria, pois a ação provém do “dizer” e do “fazer”. Também testemunha o enraizamento, as rupturas e a mediocridade, pois estas se encontram na experiência cotidiana.

 Enraizamento:

O enraizamento é o que mostra as origens, as influências, às tendências, de cada ser. Cada um é movido pelo desejo de agir e não se desvincula de suas raízes.


 Rupturas:

E dada quando alguém rompe com imposições e se volta para o que deseja, recusa-se a se submeter a vontades políticas, ensino autoritário e luta contra a miséria as guerras, os campos de concentração a religião e o moralismo, tudo em nome das suas convicções.

 Mediocridade:

Está ligado ao fracasso.

É humano, e se passa com qualquer pessoa. Essa experiência foi vivida por vários educadores, mas o ato pedagógico deve enfrentar e integrar o fracasso.

Para o pedagogo o fracasso leva-o a pensar, analisar e fazer mudanças.

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