segunda-feira, 8 de abril de 2013

RELATÓRIO DO VI SIMPÓSIO DE DIREITO CONTEMPORÂNEO PALESTRANTE:


RELATÓRIO DO VI SIMPÓSIO DE DIREITO CONTEMPORÂNEO PALESTRANTE:
DR. JOÃO MARCOS ADELE E CASTRO
NÉRISON DUTRA DE OLIVEIRA

Dr. João Marcos Adele e Castro foi quem abriu o VI Simpósio de Direito Contemporâneo, onde o mesmo discorreu sobre os Desastres Ambientais e os Desafios do Direito, nesta mesma abordagem, disse que o homem é o ser mais evoluído e conseqüentemente o mais importante agente do desenvolvimento, por conseqüência é ele, o ser humano o maior causador de mudanças negativas do meio ambiente, entre estas mudanças foram ressaltadas: o desmatamento, poluição dos rios, gasto de água alem da conta, lixo, gazes tóxicos.
Na continuidade dos trabalhos da noite o palestrante ressaltou a necessidade da consciência ambiental para a vida em sociedade, onde a responsabilidade de manter as nossas cidades limpas não é apenas dos órgãos públicos, mas de todo e qualquer cidadão.  Nesta mesma linha de pensamento, foi tratado sobre o lançamento de efluentes industriais não tratados nos rios e no ar, os quais são muito mais agressivos ao meio ambiente, do vazamento de petróleo no Golfo do México, do tráfico de animais, da biopirataria, do desmatamento da Amazônia, entre outros temas...
As leis ambientais existentes no Brasil foram exaltadas pelo palestrante como sendo severas e maravilhosas, porém de pouca eficácia. Dr. João ressaltou  que 97% das multas ambientais jamais foram pagas, e que um agricultor familiar que represa um córrego para irrigar uma plantação de hortaliças é multado em valores que nunca conseguiria pagar, de outro lado um fazendeiro (rico) que para atender suas necessidades supérfluas constrói uma barragem deixando pessoas sem água, não terá o mesmo rigor da lei.
Assim concluindo sua exposição o palestrante enfatizou o desafio do legislador e dos operadores do direito em tornar as leis brasileiras verdadeiramente eficazes e praticáveis, possíveis de serem cumpridas. Finalizando a palestra destacou sua satisfação com a criação de leis e códigos que verdadeiramente funcionem e possam atingir o seu propósito.

Nenhum comentário: